Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Carolina Cordeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Rosa Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a230286 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308963 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this text is to present ways for Basic Education teachers to understand teaching and learning Mathematics with Augmented Reality. To this end, part of the data from a post-doctoral research, constituted in a teacher formation group, is discussed. In the group, four Mathematics teachers from a full-time public school in the state of São Paulo, Brazil, participated. The actions in the group followed a practice known as lesson study with weekly meetings that took place at the school where the teachers teach. In these meetings, classes were planned, carried out and discussed, whose Mathematics tasks are explored with an Augmented Reality application, GeoGebra Calculadora 3D. The stance taken to conduct research activities and data analysis was phenomenological qualitative. The meetings were filmed and later transcribed to create the data. The results discussed in this text indicate that teachers understand that working with Augmented Reality favors visualization, but mainly the experience of depth. In the movement of the student who carries out explorations, perspectives open up that, in the coexistence of profiles, found meaning. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste texto é apresentar modos de o professor da Educação Básica compreender o ensino e a aprendizagem de Matemática com Realidade Aumentada. Para tanto, discute-se parte dos dados de uma pesquisa de pós-doutorado, constituídos em um grupo de formação de professores. Nesse grupo, participaram quatro professores de Matemática de uma escola de tempo integral da rede pública do estado de São Paulo, Brasil. As ações no grupo seguiram uma prática conhecida como estudo de aula, com encontros semanais que se deram na escola em que os professores lecionam. Nesses encontros, foram planejadas, realizadas e discutidas aulas cujas tarefas de Matemática são exploradas com um aplicativo de Realidade Aumentada, o GeoGebra Calculadora 3D. A postura assumida para a condução das atividades da pesquisa e análise dos dados foi a qualitativa fenomenológica. Os encontros foram filmados e, posteriormente, transcritos para a constituição dos dados. Os resultados que se discute neste texto apontam que os professores entendem que o trabalho com Realidade Aumentada favorece a visualização, mas, principalmente a vivência da profundidade. No movimento do aluno que faz as explorações, abrem-se perspectivas que, na coexistência dos perfis, fundam a significação. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | UNESP | - |
Descrição: dc.description | UNESP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 151812/2022-5 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/16799-4 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lesson Study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de Aula | - |
Título: dc.title | Compreensões do Professor de Matemática sobre Ensinar e Aprender com Realidade Aumentada | - |
Título: dc.title | Mathematics Teacher's Understanding of Teaching and Learning with Augmented Reality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: