Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Abdalla, Leonardo Henrique Perinotto | - |
Autor(es): dc.creator | Greco, Camila Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Denadai, Benedito Sérgio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00421-024-05647-4 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308918 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to test the hypothesis that neuromuscular fatigue influences the rate of torque development (RTD) in a similar manner to isometric torque. Nine men participated in this study and performed 5-min all-out isometric tests for knee extensors (KE) and plantar flexors (PF) muscles, to determine the end-test torque (ET) and the critical rate of torque development (critical RTD). Additionally, participants performed submaximal constant-torque tests to task failure for KE and PF muscles. Both maximal voluntary contraction and RTD exhibited hyperbolic behavior and reached an asymptote at the end of the 5-min all out isometric test with similar relative values (KE 29.5 ± 5.6% MVC and PF 50.9 ± 2.9% MVC and KE 25.1 ± 3.6 to 28.5 ± 4.4% RTD and PF 48.4 ± 6.5 to 52.4 ± 5.8% RTD). However, both % MVC and % RTD were statistically different between muscle groups (P < 0.05), even when normalized by muscle volume (P < 0.05). Torque and RTD after the constant-torque test were similar to the values of ET and critical RTD (P > 0.05), respectively. In this study, it was observed that neuromuscular fatigue affects RTD and torque similarly, with the magnitude of this effect varying according to the muscle size. | - |
Descrição: dc.description | Human Performance Laboratory UNESP, Av. 24 A, 1515, Bela Vista, SP | - |
Descrição: dc.description | Human Performance Laboratory UNESP, Av. 24 A, 1515, Bela Vista, SP | - |
Formato: dc.format | 941-953 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | European Journal of Applied Physiology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Muscle volume | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuromuscular fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rate of torque development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Torque-time relationship | - |
Título: dc.title | Is there a critical rate of torque development? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: