Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Illinois at Urbana-Champaign | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Adrielle Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Franciely Oliveira de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Arida, Ricardo Mario | - |
Autor(es): dc.creator | Brogin, João Angelo Ferres | - |
Autor(es): dc.creator | Faber, Jean | - |
Autor(es): dc.creator | López-Ortiz, Citlali | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira-Machado, Lavínia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:58:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:58:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/09638288.2024.2443040 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308917 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This systematic review examined studies that addressed physiotherapy intervention approaches to the Quality of Life (QoL) of people with Cerebral Palsy (CP). Materials and methods: We conducted a comprehensive search strategy in five databases (PEDro, PubMed, Web of Science, Scopus, and Google Scholar) until 12 February 2024. We assessed the included studies’ methodological quality and statistical description using the PEDro scale. We performed a meta-analysis using random-effect models to synthesize the results of different physiotherapy interventions and their impact on QoL. Results: We included 37 studies that met the eligibility criteria, involving people with CP aged between 18 months and 53 years across all levels of the Gross Motor Function Classification System (n = 1541). The included studies present a considerable variation in scales, duration, types of therapies, and number of sessions. The meta-analysis demonstrated significant standardized mean differences in favor of alternative physiotherapy compared to conventional physiotherapy, considering a single general index of QoL. Conclusion: Findings from the included studies indicate that alternative physiotherapy can improve the QoL for people with CP, but the results vary. A personalized, comprehensive approach is essential, emphasizing high-frequency, guided activities. More rigorous research is needed for those with GMFCS levels IV and V. | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Psychology Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Applied Health Sciences Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiology Federal University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Mechanical Engineering São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology and Neurosurgery Federal University of São Paulo (UNIFESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Kinesiology and Community Health University of Illinois at Urbana-Champaign | - |
Descrição: dc.description | Department of Education in Health Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Department of Mechanical Engineering São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Disability and Rehabilitation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cerebral palsy | - |
Palavras-chave: dc.subject | meta-analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | physiotherapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | systematic review | - |
Título: dc.title | Enhancing quality of life in individuals with cerebral palsy: a systematic review and meta-analysis of physiotherapy interventions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: