
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza, Luciana Karine | - |
| Autor(es): dc.creator | Martínez, Sophia Beylouni Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Gauer, Gustavo | - |
| Autor(es): dc.creator | Bataglia, Patrícia Unger Raphael | - |
| Autor(es): dc.creator | Hutz, Claudio Simon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:23:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:23:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712023280413 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308909 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308909 | - |
| Descrição: dc.description | This study explored how the following aspects may influence basic education teachers’ life satisfaction: self-esteem, general self-efficacy, self-compassion, positive and negative feelings, moral competence, social support, positive relationships with a colleague, work engagement, age, professional experience (in years), time teaching in the same school, number of schools currently teaching, and approximate number of students per week. One hundred primary and high-school teachers (74 women) participated in the study (mean age 40.9; SD = 10.01). Network analysis provided a model which encompasses the six most relevant aspects that interfere in the life and work of basic education teachers: life satisfaction, self-efficacy, self-esteem, positive affects, work engagement, and giving instrumental social support. In addition, the yielded model showed that self-efficacy presented the closest relationship with life satisfaction. We discuss the results in line with previous studies on self-efficacy. Interventions directed at basic education teachers may be more effective if self-efficacy is part of the program. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 825-836 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Psico-USF | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | autoeficacia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | autoeficácia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | calidad de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | profesores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | qualidade de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | quality of life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | self-efficacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teachers | - |
| Título: dc.title | Factors Influencing Life Satisfaction in Basic Education Teachers | - |
| Título: dc.title | Factores que Influyen en la Satisfacción de Vida en Docentes de Educación Básica | - |
| Título: dc.title | Fatores que Influenciam a Satisfação de Vida em Professores da Educação Básica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: