Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Taubaté | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fogaça, Fabiane Ferraz Silveira | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Gabriel Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308897 | - |
Descrição: dc.description | Therapeutic interaction analysis encompasses the mutual influence between therapist’ behavior and client’ behavior during sessions, according observations, systematic records, categorizations, and description of patterns of behaviors. The present study aims to describe the interactions between therapist and one client that dropped-out and one client that concluded an intervention in group with mothers. Participants were a mother that dropout the intervention (client A), a mother that conclude the intervention (client S), and a therapist. Two hours of the third session were categorized (last session accomplished by client A), using the software Observer XT and the Multidimensional Behavioral Coding System. The following data were analyzed: a) frequencies of therapist´s behaviors presented to client A and client S by the session’s phase; b) frequencies of clients’ behaviors (clients A and S) by the session’s phase; c) sequential analysis results. Main results: a) therapist’s categories presented to client A that stood out: Information request, Approval, Recommendation, and Interpretation (INT), the last two classified as directive behavior; b) the category Agreement was not presented by client A, which in turn presented Opposition; c) Client S emitted the category Agreement in high frequency and not presented Opposition; d) sequential analysis revealed that Recommendation and Interpretation presented do client S were preceded or succeeded by Empathy and Approval. In general, this study considered that contextual elements (e.g. session’s phase and sequential analysis) are relevant. Overall, this study brings light to some conditions related to adhesion in an intervention in group with mothers: the alternation between directive (Recommendation and Interpretation) and non-directive therapist´s behavior (Empathy and Approval), high frequency of Agreement e low occurrence of Opposition presented by client. | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Taubaté | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
Formato: dc.format | 147-164 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Comportamentalia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | adhesion | - |
Palavras-chave: dc.subject | dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | group intervention | - |
Palavras-chave: dc.subject | mothers | - |
Palavras-chave: dc.subject | therapeutic interaction | - |
Título: dc.title | Therapeutic Interaction in Dropout and Adhesion Cases in an Intervention with Mothers | - |
Título: dc.title | Interação Terapêutica em Casos de Abandono e Adesão a uma Intervenção com Mães | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: