Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fac Med Sao Jose do Rio Preto | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Paulista | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundacao Educ Penapolis | - |
Autor(es): dc.creator | Martinez, William Donega | - |
Autor(es): dc.creator | Bonifacio, Neuza Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Fatima Michelin, Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Sakamoto, Sabrina Ramires | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Josimerci Ittavo Lamana | - |
Autor(es): dc.creator | Andre, Julio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2024AR0029544 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308880 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To identify, analyze, and characterize the incidents committed by nursing professionals received by the Nursing Ethics Committee. Methods: Integrative review conducted according to the methodology defined by the Manual for Evidence Synthesis from the Joanna Briggs Institute and registered on the Open Science Framework platform. Databases searched: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE via PubMed (R)), Web of Science, SciVerse Scopus (SCOPUS), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and Nursing Database (BDENF) via Virtual Health Library (VHL). Studies entirely published in Portuguese, English, or Spanish (2018-2023) were included. Data management was carried out with Rayyan((R).) Results: A growing interest in infractions in complaints attributed to nursing professionals, which were accepted by the Nursing Ethics Committee in the professional context of the health area and expressed by predominant publications in the last five years, was verified. Conclusion: Mid-level professionals were the most reported, with a greater participation of Nursing Assistants. Negligence and Illegal Exercise of Profession were the criminal types of ethical infractions with the highest incidence. Nursing Ethics Committees, followed by victims' families, Regional Nursing Councils, victims, and nurses were the main categories of complainants of ethical violations. Verbal Warning was the most prevalent type of penalty applied. | - |
Descrição: dc.description | Fac Med Sao Jose do Rio Preto, Sao Jose Do Rio Preto, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Paulista, Aracatuba, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med Vet, Aracatuba, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Fundacao Educ Penapolis, Fac Filosofia Ciancias & Letras Penapolis, Penapolis, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med Vet, Aracatuba, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 13 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Fed Sao Paulo, Dept Enfermagen | - |
Relação: dc.relation | Acta Paulista De Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nurse practitioners | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legal process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics committees | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics | - |
Palavras-chave: dc.subject | nursing | - |
Título: dc.title | Ethical infractions committed by nursing professionals received by the nursing ethics committee: integrative review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: