Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.creator | Sachs, Línlya | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Amanda Araújo Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Luiza Gabriela Razêra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:13:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:13:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n75a01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308869 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308869 | - |
Descrição: dc.description | In 2013, the Education Sector of the Landless Workers’ Movement (MST) in the state of Paraná published the Study Plan for the final years of Elementary School. It is a curricular proposal aimed at rural schools in areas of agrarian reform in the state (itinerant schools, in camps, and schools in rural settlements). Based on Foucault’s genealogical tactics, the aim of this article is to problematize what is stated in the Study Plan on the curricular domain of Mathematics. In this sense, Foucault’s theorizations allow us to understand how the set of authorized knowledge, together with a bundle of relationships that establish it, organically deprives and undermines the forms of knowledge that do not pass through the sieve of scientific discourse. For this, the research was divided into two stages: (i) an analysis of the mathematical themes present in the Study Plan; and (ii) conducting interviews with people involved in the preparation of the Study Plan. The conclusion is that the relationship established, in the Study Plan, between the mathematical contents determined by official curriculum and the portions of reality, occurs in a naive and, sometimes, inconsistent way, (re)producing the truth of Mathematics. Also, the intricacies of its elaboration were evidenced, explaining conflicts and showing that the subject is an effect of the power-knowledge relations. | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Paraná | - |
Descrição: dc.description | Licenciada em Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Paraná | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina (UEL) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Telêmaco Borba | - |
Descrição: dc.description | Doutora em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Paraná | - |
Formato: dc.format | 1-23 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genealogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landless Workers' Movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subject Knowledge | - |
Título: dc.title | MST Study Plan: a genealogical analysis in the curricular domain of Mathematics | - |
Título: dc.title | Plano de Estudos do MST: uma análise genealógica no domínio curricular da Matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: