
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande (FURG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Knuth, Alan G. | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Giulia Salaberry | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva dos Santos, Sueyla Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Crochemore-Silva, Inácio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:11:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:11:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/jpah.2024-0135 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308861 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308861 | - |
| Descrição: dc.description | Is it possible to decolonize the field of physical activity and health? Decoloniality presupposes a body-geopolitical location, such as in the Brazilian and Latin American context, where it is crucial to use social identity lenses related to race, gender, sexuality, and other social markers that affect the body. Understanding health and physical activity from a decolonial perspective would bring the oppressions that connect capitalism, patriarchy, and racism to the center of the discussion. For a “physical activity other, ” we challenged the general recommendation of physical activity in the 4 domains. Physical activity should be understood as an end in itself, as a right, and as human development. Approaches that advocate physical activity at work, at home, and while commuting use other human activities to relate these domains to health without considering the inequalities and oppressions that constitute them in most parts of the world. Is it fair to apply “global recommendations” for physical activity to scenarios such as Brazil and Latin America, using models that are inappropriate to the context and history of these places, people, and cultures? Perhaps it is time to socially reorient and reposition physical activity from a decolonial perspective. We need Black, Indigenous, Latino, African, and other people from the Global South to move the research agenda, recommendations, and policies on physical activity from “any” health to a fair health. | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Rio Grande (FURG) | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of Pelotas (UFPel) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Júlio Mesquita Filho (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Júlio Mesquita Filho (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 633-635 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Physical Activity and Health | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | health disparities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intersectionality | - |
| Título: dc.title | Is It Possible to Decolonize the Field of Physical Activity and Health? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: