Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Sousa, Karina Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Gavião, Maria Beatriz Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Ultremari, Natalia de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Júnior, Samuel de Carvalho Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Taís de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/pboci.2023.034 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308853 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To translate, cross-culturally adapt and test the psychometric properties of the Parental Feeding Style Questionnaire (PFSQ) to Brazilian Portuguese language. Material and Methods: Three stages were carried out: 1st, the 27-item of PFSQ was translated, back-translated, reviewed by a Committee of Experts and pre-tested (n=60), obtaining the cross-culturally adapted version. 2nd, the final version was self-applied by 42 mothers for internal consistency (Cronbach’s Alpha). After 2-weeks, 19 mothers answered the PFSQ again for reproducibility (Intraclass Correlation Coefficient, ICC). 3rd, 204 mothers of children aged 4-5 years answered the PFSQ for translation validation [convergent validity and exploratory factor analysis (EFA)]. Results: For subscales, Cronbach’s alpha ranged from 0.65 to 0.82; the overall reliability was 0.69, indicating substantial internal consistency. The ICC for overall PFSQ was 0.78 and for domains 0.56-0.89, indicating moderate to excellent reproducibility. ‘Control over eating’ correlated positively with ‘prompting/encouragement to eat’ and negatively with ‘instrumental feeding’; ‘prompting/encouragement to eat’ correlated positively with ‘emotional feeding’. By EFA, PFSQ items were loaded on four factors. ‘Control over eating’ and ‘prompting/encouragement to eat’ settled into two factors, whereas the ‘emotional’ and ‘instrumental feeding’ domains into one factor each. Conclusion: Despite the different factors found by AFE related to the original PFSQ, the reliability was satisfactory, making the Brazilian Portuguese version of the PFSQ adequate to assess parental feeding style. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Health Sciences and Pediatric Dentistry Piracicaba Dental School University of Campinas, SP | - |
Descrição: dc.description | Dental School Federal University of Pará, PA | - |
Descrição: dc.description | Department of Social and Pediatric Dentistry Institute of Science and Technology São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Social and Pediatric Dentistry Institute of Science and Technology São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clinica Integrada | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feeding Behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mothers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surveys and Questionnaires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Translation | - |
Título: dc.title | Translation, Cross-cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Parental Feeding Style Questionnaire into Brazilian Portuguese Language | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: