Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes Ribeiro, Suelly Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Aragón, Mônica Lídia Santos de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Espinosa, Daybelis del Socorro González | - |
Autor(es): dc.creator | Shibasaki, Wendel Minoro Muniz | - |
Autor(es): dc.creator | Normando, David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.28.6.e23spe6 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308839 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: The benefits and safety of using orthodontic aligners have been reported more by clinical experience and expert opinion than by scientific evidence. Another important aspect is that aligners are constantly evolving. It is important to obtain evidence that allows for new updates in manufacturing technology, in the development of new movement planning protocols, in the incorporation and design of attachments, and in the aid of skeletal anchorage. Methods: Evidence retrieved from six electronic databases (CINAHL, MEDLINE, EMBASE, Psych Info, the Cochrane Library and the Joanna Briggs Library) is presented by means of questions and answers. Conclusions: There is evidence that the aligners presented different levels of difficulty in performing each type of movement, with rotational and vertical movements being the most difficult to perform. Regarding perception of pain due to tooth movement, it seems to have less impact at the beginning of treatment; but dealing with more phonoarticulatory changes seems to require more treatment time in more complex cases. Aligners do not prevent the occurrence of root resorption, although the incidence and severity of resorption may be reduced, making oral hygiene easier and accepting the risk of white spots, caries and periodontal disease. Given the conflicting evidence, the release of bisphenol-A from the aligner cannot be denied. Solutions must be found to reduce the environmental impact of aligners disposal. There is an urgent need for well-designed randomized controlled trials. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Odontologia Doutorado em Odontologia, PA | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Odontologia Mestrado em Ortodontia, PA | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Doutorado em Ortodontia, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará (UFPA) Departamento de Ortodontia, PA | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Doutorado em Ortodontia, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Dental Press Journal of Orthodontics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biocompatibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biomechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malocclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orthodontic aligners | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Removable orthodontic appliance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Root resorption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tooth movement | - |
Título: dc.title | Orthodontic aligners: between passion and science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: