
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
| Autor(es): dc.creator | Aquino, Kenia Adriana de | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Ezer Wellington Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Garske, Lindalva Maria Novaes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i6.2329 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308826 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308826 | - |
| Descrição: dc.description | This study deals with the Supervised Curriculum Internship in Education Organization and Management, which aims to bring the undergraduate student in Pedagogy closer to the social and educational sense of the institutions of Early Childhood Education and Elementary Education. This curricular component seeks, therefore, to offer an understanding of the importance of the Pedagogical Political Project (PPP) as an instrument of administrative and pedagogical organization, as well as the legislation that underlies its construction. In order to contribute to the development of a systemic and strategic vision of educational management, considering the pedagogical, administrative, financial and social aspects involved in the management of a school, this study reports an experience with students in the 6th semester of graduation in Pedagogy at the Federal University of Rondonopolis (UFR), enrolled in the Supervised Curricular Internship in Education Organization and Management. The results obtained from this experience enriched the effective knowledge of skills related to leadership, namely: communication; decision making; Problem solving; team work; negotiation and organization, which are essential for effective performance in the field of educational management. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Rondonopolis UFR, Univ Estadual Paulista UNESP, Inst Ciencias Humanas & Sociais ICHS, Rodovia Rondonopolis Guiratinga, BR-78740393 Rondonopolis, MT, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estado Rio De Janeiro UERJ, Univ Fed Rondonopolis UFR, Inst Ciencias Humanas & Sociais ICHS, Rodovia Rondonopolis Guiratinga, BR-78740393 Rondonopolis, MT, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Rondonopolis UFR, Univ Estadual Paulista UNESP, Inst Ciencias Humanas & Sociais ICHS, Rodovia Rondonopolis Guiratinga, BR-78740393 Rondonopolis, MT, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 9717-9730 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Sindicato Secretarias Estado Sao Paulo | - |
| Relação: dc.relation | Revista De Gestao E Secretariado-gesec | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervised Internship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theory and Practice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experience Report | - |
| Título: dc.title | Internship in education organization and management: experiences of a discipline | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: