Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University Center – Unisalesiano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Cássia Gonçalves, Érica | - |
Autor(es): dc.creator | Saravali, Eliane Giachetto | - |
Autor(es): dc.creator | de Sousa, Lilian Pacchioni Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Bessa, Sônia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:26:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:26:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a240093 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308820 | - |
Descrição: dc.description | Games have sparked interest as an object of study in multiple areas of knowledge. In this research, we will discuss the impacts of the new formats and configurations of games in current times, based on the Piagetian interactionist theory’s contributions. The main objective of the study was to analyze the effects of an intervention with the Kalah game, in its concrete version and in its electronic version, for the construction of the notion of number. Thirty-eight children took part in the investigation, their ages ranged from seven to ten years old, from both genders, enrolled at two county Elementary Schools, located in a small town in the state of Minas Gerais, Brazil, subdivided into 3 groups: EG1- Experimental Group, subjected to the intervention with Kalah in its electronic version; EG2 – Experimental Group, subjected to the intervention with Kalah in its concrete version and CG-Control Group. As instruments of pretest and posttest, the operatory tests/proofs of conservation, classification, and serialization were utilized, to verify if there were qualitative and/or quantitative changes to the thought’s structures. The results indicated the most expressive differences in the assessed structures amongst the subjects from the Experimental Groups when compared to the Control Group, just as there was a distinction in the performances of the subjects from the experimental groups, after the intervention. During the sessions with the Kalah electronic game, it was found that the fundamental principles of the Piagetian theory could not be assured, possibly being one of the pedagogic interventions’ limitations. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | State University of Campinas (UNICAMP) São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | University Center – Unisalesiano, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | State University of Campinas (UNICAMP) State University of Goiás (UEG), Goiás | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | State University of Campinas (UNICAMP) São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concrete Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic Games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic Epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number notion | - |
Título: dc.title | The construction of number in concrete and electronic games: the Kalah game case | - |
Título: dc.title | A construção do número em jogos concretos e eletrônicos: o caso do jogo Kalah | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: