Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | State University of Maringá | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Vanessa R. | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Melissa | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Matheus A. | - |
Autor(es): dc.creator | Pina, Fábio L. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Nelson H. | - |
Autor(es): dc.creator | Trindade, Michele C. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Venturini, Danielle | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Décio S. | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Edilson S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1519/JSC.0000000000004827 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308800 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308800 | - |
Descrição: dc.description | Dos Santos, VR, Antunes, M, dos Santos, L, Nascimento, MA, Pina, FLC, Carneiro, NH, Trindade, MCC, Venturini, D, Barbosa, DS, and Cyrino, ES. Effects of different resistance training frequencies on body composition, muscular strength, muscle quality, and metabolic biomarkers in sarcopenic older women. J Strength Cond Res 38(9): e521-e528, 2024 - Resistance training (RT) can ameliorate outcomes related to sarcopenia by promoting beneficial changes in muscular strength, skeletal muscle mass (SMM), and muscle quality. This study compared the effects of 12 weeks of RT performed 2 and 3 sessions a week on body composition, muscular strength, muscle quality, and metabolic biomarkers in sarcopenic older women. Thirty-four sarcopenic older women (>60 years) were randomly assigned to perform a whole-body RT program, either 2 (G2X, n = 18) or 3 (G3X, n = 16) sessions a week during 12 weeks (8 exercises, single set of 10-15 repetitions). Body composition, muscular strength, muscle quality, and metabolic biomarkers were assessed before and after the intervention. Both groups increased (p < 0.05) 1 repetition maximum total muscular strength (G2X = +20.4% and G3X = +21.0%), SMM (G2X = +4.0% and G3X = +7.0%), and improved muscle quality (G2X = +16.7% and G3X = +13.6%), with no differences between groups (p > 0.05). No change over time was found for IGF-1 and testosterone (p > 0.05). Our results suggest that 12 weeks of RT performed at a lower weekly frequency is as effective as a higher frequency in improving muscular strength, SMM, and muscle quality in sarcopenic older women. | - |
Descrição: dc.description | Metabolism Nutrition and Exercise Laboratory Department of Physical Education Physical Education and Sport Center State University of Londrina (UEL), PR | - |
Descrição: dc.description | Skeletal Muscle Assessment Laboratory Department of Physical Education School of Technology and Science São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Paraná State University (UNESPAR), Paranava, PR | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education State University of Maringá, PR | - |
Descrição: dc.description | Clinical Analyses Laboratory Department of Pathology Clinical and Toxicological Analysis State University of Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Skeletal Muscle Assessment Laboratory Department of Physical Education School of Technology and Science São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Paraná State University (UNESPAR), Paranava, PR | - |
Formato: dc.format | e521-e528 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Strength and Conditioning Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | aging | - |
Palavras-chave: dc.subject | low volume and anabolic hormones | - |
Palavras-chave: dc.subject | muscle function | - |
Palavras-chave: dc.subject | nutrition | - |
Palavras-chave: dc.subject | strength training | - |
Título: dc.title | Effects of Different Resistance Training Frequencies on Body Composition, Muscular Strength, Muscle Quality, and Metabolic Biomarkers in Sarcopenic Older Women | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: