Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Pedagógica Nacional | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Autónoma Metropolitana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Zarzar, Cristianne Butto | - |
Autor(es): dc.creator | Fernández, Joaquín Delgado | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:12:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:12:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308796 | - |
Descrição: dc.description | The study aimed to identify students with mathematical talent in Elementary and High School, with regard to the Mayan and Babylonian numerical system for Elementary School and computational thinking, with the use of Scratch for High School; to design and implement an out-of-school enrichment program with Elementary and High School students; to study the evolution of mathematical ideas, worked on in the extracurricular enrichment program. Theoretical support was based on the School Wide Enrichment Model (SEM). This model is originated from Renzulli’s Triadic Enrichment Model. The results presented refer to extracurricular enrichment activities, with Babylonian numerals and the Mayan numerical system, and activities in the Scratch environment. The results of the study showed that both age groups were able to approach the proposed activities and developed learning experiences that gave them skills to solve mathematical problems, both in the pencil and paper environment and in the Scratch programming language. The group of Elementary School students represented numbers in the Mayan and Babylonian system and performed arithmetic operations; in this way, this work helped them to understand the positional system; and the High School students learned to make animations of two characters (sprites) and learned how to program. | - |
Descrição: dc.description | Universidad Pedagógica Nacional, Unidad Ajusco | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemáticas Universidad Autónoma Metropolitana | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São Paulo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extracurricular enrichment program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical talent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renzulli model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary Education | - |
Título: dc.title | Mexican Mathematical Talent Program (TAMME) – Enrichment Activities for Elementary and High School Students | - |
Título: dc.title | Programa Talento Matemático Mexicano (TAMME) - Atividades de Enriquecimento para Alunos de Ensino Fundamental e Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: