
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossini, Marcela Aparecida Penteado | - |
| Autor(es): dc.creator | Meneghetti, Renata Cristina Geromel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.422 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308791 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308791 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims to present a discussion on the role of Mathematics in the Information Technology courses at the Faculty of Technology of Ourinhos, through documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Systems Analysis and Development, Digital Games and Information Security Courses. In this analysis, we sought to identify the profile of the professional to be trained and the contribution of mathematical knowledge in the training of technologists in these courses. The analysis of the referred Pedagogical Projects was made mainly in the light of theories of Technological Education, Critical Curriculum Theories and Critical Mathematical Education and through three categories established a priori. As a result, we point out that training should be provided that enables the cultural elevation of subjects in the development of skills that are structured based on theoretical knowledge, aiming to understand and evaluate social, economic, environmental impacts and to solve problems. Mathematics, in a critical perspective, can be an ally in this direction. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadula Paulista (Unesp) Faculdade de Tecnologia (Fatec), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadula Paulista (Unesp) Faculdade de Tecnologia (Fatec), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP), São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 200-219 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Pesquisa Qualitativa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Job Market | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Math Skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Projects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technologists | - |
| Título: dc.title | A DISCUSSION ON THE ROLE OF MATHEMATICS IN FATEC OURINHOS INFORMATION TECHNOLOGY COURSES | - |
| Título: dc.title | UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA FATEC OURINHOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: