Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Secretary of State for Public Security of the Federal District | - |
Autor(es): dc.creator | Higgins, Silvio Salej | - |
Autor(es): dc.creator | Sanabria, Guillermo Vega | - |
Autor(es): dc.creator | Bataglia, Patrícia Unger Raphael | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Erick Fontenele | - |
Autor(es): dc.creator | Carmo, Lavínia Ferreira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:07:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:07:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14746/eip.2023.1.9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308703 | - |
Descrição: dc.description | This work presents evidence supporting the relationship between the dual aspect of moral competence (emotion and cognition) and social networks in school settings. We conducted empirical research with 160 students from various disciplines of the social sciences and different cohorts in two Brazilian public universities. Firstly, the participants responded to Georg Lind’s Moral Competence Test (MCT-xt). Following this, a sociometric generator regarding relationships of friendship and collaboration in social networks was applied, and several Exponential Random Graphs Models (ERGMs), with the MCT-xt score as an exogenous effect and predictor of these relationships, were utilized. We also used a Crisp-Set Qualitative Comparative Analysis in order to determine if the cohorts, where the average MCT-xt was associated with the interactional structure, obeyed the same causal configuration. There exist two conditional configurations: (1) a sufficient score of MCT-xt in a social network with homogeneous status encourages a proactive search of collaboration; (2) an insufficient score of MCT-xt in a social network with homogeneous status encourages a collaborative exchange based on the popularity of some individuals. This work reveals how to interpret, at the grouping level, the results of MCT-xt. | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Bahia | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Secretary of State for Public Security of the Federal District | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 144-168 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Ethics in Progress | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | emotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | MCT-xt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | social networks analysis | - |
Título: dc.title | A Social Network Approach to the Dual Aspect of Moral Competence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: