Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aalborg University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Skovsmose, Ole | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:57:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:57:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-35209-6_14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308669 | - |
Descrição: dc.description | Inspired by a performative interpretation of language, a performative interpretation of mathematics is suggested. According to this interpretation, any form of mathematics is intrinsically linked to potential or actual actions. This interpretation is elaborated upon with respect to both advanced mathematics and school mathematics. It is highlighted that any kind of mathematics exercises a symbolic power, which brings to the forefront the ethical dimension of a philosophy for mathematics. Any kind of action is in need of ethical reflections and so specifically are mathematics-based actions. The ethical reflections concern the possible impact of mathematics, the different groups of people that might be affected by such actions, the possible acting subjects that might be hidden behind the curtain of mathematics, and the possible intentions behind the action and the ethical reflections themselves. Taken together, ethical reflections concern how symbolic acts rooted in mathematics might form our life-worlds. | - |
Descrição: dc.description | Aalborg University | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 269-292 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Ongoing Advancements in Philosophy of Mathematics Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethical reflection | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuitionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life-world | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logicism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics in action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performative interpretation of language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performative interpretation of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of mathematical practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic power | - |
Título: dc.title | A performative interpretation of mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: