
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Acosta, Tássio | - |
| Autor(es): dc.creator | Gallo, Sílvio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:51:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:51:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.12957/childphilo.2024.79258 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308611 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308611 | - |
| Descrição: dc.description | This paper seeks to analyze various developments in the relationship between childhoods, youth and sexualities that have appeared in public schools in the era of restriction and persecution that has characterized sex education over the course of the last decade in Brazil. To speak about childhood is to speak about bodies and as such, to speak about sexuality, and the interpersonal relationships that occur in school spaces, which are primary, essential sites of sex and gender socialization. As such, in the face of the censorship imposed on these themes in recent educational plans and policies, as well as in the National Common Curricular Base, and in the face of the systematic persecution of teachers interested in exploring these issues, our intention in this paper is to investigate the place of the body and sexuality in school settings, especially in times of neoconservatism and post-fascism. By the former, we understand those new agencies that promote and propagandize a set of reactionary values among the Brazilian population; by the latter, we mean those spheres of sociability and collective action and reaction that function in an atmosphere of moral panic, and promote an ideology saturated by both implicit and explicit violence and repression. To support our analysis, we explore three school settings whose practice of sexuality education acts to resist neoconservative and post-fascist norms. These three cases, vilified as they are in the right wing mainstream as being responsible for the destruction of the traditional heteronormative Brazilian family, should, we argue, be valued as educational practices that promote safe childhoods and positive social reconstruction. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade federal de são paulo (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade federal de são paulo (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Childhood and Philosophy | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | childhoods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | neoconservatism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | post-fascism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sexualities | - |
| Título: dc.title | Childhoods, sexualities and the school in times of neoconservatism and post-fascism | - |
| Título: dc.title | Infâncias, Juventudes E Sexualidades Na Escola Em Tempos De Neoconservadorismo E Pós-Fascismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: