Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad de la Costa CUC | - |
Autor(es): dc.contributor | Institución Universitaria de Barranquilla IUB | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabin Medicina Diagnostica | - |
Autor(es): dc.contributor | Nottingham Trent University | - |
Autor(es): dc.contributor | Soltraf Ingeniería S.A.S. | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Simon Bolivar | - |
Autor(es): dc.creator | Ortiz-Barrios, Miguel | - |
Autor(es): dc.creator | Espeleta-Aris, Andrea | - |
Autor(es): dc.creator | Jiménez-Delgado, Genett | - |
Autor(es): dc.creator | Celani-De Souza, Helder Jose | - |
Autor(es): dc.creator | Santana-de Oliveira, Jonas | - |
Autor(es): dc.creator | Konios, Alexandros | - |
Autor(es): dc.creator | Campis-Freyle, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Navarro-Jimenez, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:13:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:13:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-35748-0_8 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308593 | - |
Descrição: dc.description | Clinical laboratories were affected by the recent Covid-19 pandemic, evidencing the low preparedness of some clinical labs when responding to seasonal diseases, epidemics/pandemics, and other disastrous events. However, various operational shortcomings become glaring in the labs also propelled by the virus’s ever-changing dynamics and rapid evolution. Therefore, this paper presents a novel hybrid intuitionistic Multi-criteria Decision-Making (MCDM) approach to evaluate the performance of clinical labs during the Covid-19 pandemic. First, we used Intuitionistic Fuzzy Analytic Hierarchy Process (IF-AHP) to estimate the relative weights of criteria and sub-criteria considering hesitancy and uncertainty properties. Second, we employed Intuitionistic Fuzzy Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (IF-DEMATEL) to evaluate the interrelationships among performance criteria as often found in the healthcare context. Ultimately, the Combined Compromise Solution (CoCoSo) technique was applied to estimate the Performance Index (PI) of each clinical laboratory and pinpoint the main weaknesses hindering the effective response in presence of the Covid-19 and other disastrous events. This approach was validated in 9 clinical labs located in a Colombian region. The results evidenced that Operating capacity (global weight = 0.1985) and Occupational health and safety (global weight = 0.1924) are the most important aspects for increasing the overall response of the labs against new Covid-19 waves and future outbreaks. Besides, operating capacity (D + R = 37.486) and Equipment (D + R = 38.024) were concluded to be the main performance drivers. Also some clinical labs uncovered major shortcomings that may restrict their functioning in a future contingency. | - |
Descrição: dc.description | Department of Productivity and Innovation Universidad de la Costa CUC | - |
Descrição: dc.description | Department of Industrial Engineering Institución Universitaria de Barranquilla IUB | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Sabin Medicina Diagnostica | - |
Descrição: dc.description | Department of Computer Science Nottingham Trent University | - |
Descrição: dc.description | Department of Research and Innovation Soltraf Ingeniería S.A.S. | - |
Descrição: dc.description | Department of Health Sciences Universidad Simon Bolivar | - |
Descrição: dc.description | UNESP - Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 104-122 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical Laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combined Compromise Solution (CoCoSo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disaster management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Healthcare | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuitionistic Fuzzy Analytic Hierarchy Process (IF-AHP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intuitionistic Fuzzy Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (IF-DEMATEL) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multi-criteria Decision-Making (MCDM) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance evaluation | - |
Título: dc.title | A Hybrid Multi-criteria Framework for Evaluating the Performance of Clinical Labs During the Covid-19 Pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: