
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Politecn Coimbra IP ESEC Portugal | - |
| Autor(es): dc.contributor | UNIFIMES | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estado Bahia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Inst Politecn Coimbra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Aveiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Escola Super Educ Coimbra ESEC | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Purificacao, Marcelo Maximo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues Teixeira, Maria Filomena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308559 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308559 | - |
| Descrição: dc.description | This text is the result of an investigation carried out in the post-doctoral internship developed from 07/2017 to 05/2021 at Escola Superior de Educacao - Instituto Politecnico de Coimbra - ESEC/IPC- Portugal. Its objectives were to examine gender perspectives in the training of teachers at UNIFIMES and in ESEC Courses; verify if the training process of teacher training courses includes the perspective of gender identity in the preparation of teachers in the initial years; to analyze the curricular matrices of the teacher training courses of the institutions involved, in order to perceive pedagogical traces that can contribute to the formation of the professional identity of the male teacher in the early years and present the main impressions about the male presence in the early years, from the dialogic relationships observed in teacher training courses at UNIFIMES and ESEC. | - |
| Descrição: dc.description | Politecn Coimbra IP ESEC Portugal, Escola Super Educ, Coimbra, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | UNIFIMES, Fundacao Integrada Municipal Ensino Super FIMES, Mineiros, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | UEMS, PPGED, Coimbra, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estado Bahia, PPGE FacMais, Salvador, BA, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estado Bahia, MPIES, Salvador, BA, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Inst Politecn Coimbra, Escola Super, Coimbra, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | Univ Aveiro, Aveiro, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | Escola Super Educ Coimbra ESEC, Coimbra, Portugal | - |
| Descrição: dc.description | UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 165-177 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundacao Univ Tocantins | - |
| Relação: dc.relation | Humanidades & Inovacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education1 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher Training 2 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identity 3 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genre 4 | - |
| Título: dc.title | THE ROLE OF GENDER IDENTITY IN TEACHER TRAINING COURSES AT UNIFIMES - BRAZIL AND AT THE SCHOOL OF EDUCATION OF COIMBRA - ESEC/IPC - PORTUGAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: