
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sarzi-Ribeiro, Regilene Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Cleomar de Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Martinez, E. | - |
| Autor(es): dc.creator | DosSantos, FCS | - |
| Autor(es): dc.creator | Perez, E. M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:08:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:08:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4995/ANIAV2022.2022.15256 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308516 | - |
| Descrição: dc.description | The theme of this research is videographic performativity and it arose from the observation of the competence of video language to interact with different subjects and virtual environments, acting as a transmitting agent of characteristics of audiovisual language, which result in the incorporation of video as a cultural practice. The electronic aesthetics associated with experimental poetics causes mutations in the basic structures of video, giving rise to other audiovisual forms, the result of videographic performativity. For this work, we present the description and critical reading of a set of video works that participate in the online event OUTROS Art Festival (2021), an exhibition with the aim of taking over the space of the network, online, having the virtual as the locus of video compositions shown live. In the proposed methodology, video is considered a cultural practice in which videographic performativity -technical and poeticis the key to understanding video as a cultural phenomenon, from which we have inhabited the world. Inhabit, live, occupy, are verbs that translate into actions and forms of presence, of being and being in the world, giving it the configuration, a design that is the result of audiovisual language and its viral behavior that contaminates and turns into action. And it is clearer than ever that we have inhabited the world videographically, occupying spaces, places, territories audiovisually. The results show that one aspect of the emerging videographic performativity of the times of the COVID-19 pandemic is the expansion of collective videographic practices and the exponential growth of audiovisual manifestations generated by the feeling that telepresence does not replace reality. rather, it conditions and shapes our cultural behavior to the extent that we occupy virtual space poetically and do so videographically. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Arquitectura Artes Comunicac & Diseno, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Goias, Fac Artes Visuales, Goiania, Go, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Arquitectura Artes Comunicac & Diseno, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 475-479 | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Politecnica Valencia | - |
| Relação: dc.relation | V Congreso Internacional De Investigacion En Artes Visuales, Aniav 2022 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Video art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | videographic performativity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | OUTROS Art Festival | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
| Título: dc.title | Videographic performativity and the occupation of online space: OUTROS Art Festival | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: