Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Minho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Sposito, C. C.A. | - |
Autor(es): dc.creator | Sposito, F. A. | - |
Autor(es): dc.creator | Mateus, R. | - |
Autor(es): dc.creator | Tashima, M. M. | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, C. | - |
Autor(es): dc.creator | Rossignolo, J. A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:22:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:22:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2024.143347 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308478 | - |
Descrição: dc.description | The potential of biomass growth, such as from bamboo leaves, as a source of electricity provides an optimistic scenario for the sustainable development of new green building materials. To validate robust life cycle inventory (LCI) data for incoming high-quality silica sources for cementitious materials, a consequential life cycle assessment (CLCA) on the bamboo leaves ash (BLA) with a prospective approach was conducted. The LCI data was collected in Southeastern Brazil with a prospective maturity in biomass electricity system. The data was gathered by analyzing the various stages involved in the production of BLA, including bamboo cultivation, leaf collection, cogeneration, raw BLA beneficiation, and its impact on cement and electricity marginal production systems. According to the multifunctionality solution, the environmental impacts results of CLCA were discussed using a sensibility analysis with two attributional life cycle assessment (ALCA) scenarios as allocation and “zero environmental load” (considering BLA as residue). The scenarios demonstrate the potential for sustainable use of BLA, especially for its impact on climate change, including the biogenic carbon category. Also, consequences such as avoiding BLA landfilling and increasing the potential for bamboo agricultural holdings to become energy independent was included in the study conclusion. While these results are positive, the prospect of maturing electricity production requires the development of other high-quality materials, such as sugarcane bagasse ash, sugarcane leaf ash and rice husk ash. However, the positives consequences did not overcome the negative impacts from the transportation of BLA into its system boundaries, once the highway transport model is the manly in the Brazilian context. Hence, this study provides important and reproducible pathways for developing LCI data on other biomass ashes, assisting future studies on green building materials. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | European Commission | - |
Descrição: dc.description | Directorate for Engineering | - |
Descrição: dc.description | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior | - |
Descrição: dc.description | FURTHERMORE grants in publishing | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduation Program in Material Science and Engineering Faculty of Animal Science and Food Engineering University of São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering (ISISE) Associate Laboratory Advanced Production and Intelligent Systems (ARISE) Department of Civil Engineering University of Minho | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) MAC – Research Group: Materiais Alternativos de Construção | - |
Descrição: dc.description | Department of Civil Engineering Federal University of São Carlos (UFSCar) | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosystems Engineering Faculty of Animal Science and Food Engineering University of São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) MAC – Research Group: Materiais Alternativos de Construção | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Cleaner Production | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bamboo leaf ash | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consequential modeling: attributional modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life cycle assessment | - |
Título: dc.title | Consequential life cycle assessment of bamboo leaf ash generation: A Brazilian context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: