Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Odair | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Matheus Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:20:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:20:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14409/topicos.2023.45.e0031 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308456 | - |
Descrição: dc.description | Evaluating the role of the teaching of Philosophy in basic education requires contextualizing the problem and reviewing its history, and it is necessary to describe its historicity and its advances and setbacks, since Brazilian education has undergone several reforms over the years, but these were designed to meet the needs of each period. We therefore propose a reconstruction of the insertion of the teaching of Philosophy in national basic education, understanding that this, at the end of this formative process, culminates with the legal assumption of the civil majority. In this sense, we draw parallels with Kantian philosophy with regard to the age of majority and the Enlightenment. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Topicos | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adulthood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enlightenment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | On the Teaching of Philosophy in Brazilian Basic Education: Reflections from Kantian Enlightenment and Adulthood | - |
Título: dc.title | Sobre la enseñanza de la Filosofía en la educación básica brasileña: reflexiones desde la ilustración kantiana y la mayoría de edad | - |
Título: dc.title | Sobre o ensino de Filosofia no ensino básico brasileiro: reflexões a partir do esclarecimento e da maioridade kantianos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: