
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | School of Dentistry | - |
| Autor(es): dc.contributor | TelessaúdeRS-UFRGS | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Estomatologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Herpich, Tiago Luís | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Eduarda Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Roxo-Gonçalves, Michelle | - |
| Autor(es): dc.creator | Katz, Natan | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Janete Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Manoela Domingues | - |
| Autor(es): dc.creator | Romanini, Juliana | - |
| Autor(es): dc.creator | Carrard, Vinicius Coelho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:47:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:47:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1807-3107bor-2024.vol38.0102 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308426 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308426 | - |
| Descrição: dc.description | The present study aimed to assess the knowledge, attitudes, and perceptions of dental professionals and students regarding tobacco cessation counseling (TCC) after their participation in a continuing education activity (CEA) entitled “Smoking cessation: How does the dentist participate in this decision?” at the Oral Cancer Seminar: Projeto Maio Vermelho 2021. This study utilized a pre-/ post-intervention design, including a pre-intervention questionnaire with 20 close-ended questions, an educational intervention, and a post-intervention questionnaire with nine close-ended questions. Descriptive and statistical analyses were performed using SPSS 25 and GraphPad Prism 8 software. The significance level was set at p = 0.05. A total of 94 participants answered the pre-intervention questionnaire and 52 answered both the pre- and post-intervention questionnaires. Most participants reported regularly asking about smoking status (96.8%), providing advice on tobacco risks (96.8%), and offering some counseling to help patients stop smoking (84.0%). Although participants habitually ask about cigarette use, other forms of tobacco consumption are frequently overlooked. Most participants reported never having attended TCC training during their undergraduate studies (67.0%) or after graduation (71.2%). However, 96.2% showed interest in attending TCC training. The perception that motivational counseling by dentists can encourage patients to stop smoking rose from 87.5 to 98.2% (p<0.05) after the educational intervention. In addition, participants’ selfconfidence in conducting TCC increased from 8.9% to 23.3% (p<0.01). The brief CEA on TCC showed favorable outcomes, enhancing the perception of dentists and undergraduate dental students regarding the effectiveness of counseling for smoking cessation and boosting their self-confidence in providing tobacco counseling. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS School of Dentistry Department of Oral Pathology, RS | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS TelessaúdeRS-UFRGS, RS | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Unesp Institute of Science and Technology Department of Biosciences and Diagnosis, SP | - |
| Descrição: dc.description | Porto Alegre City Hall Centro de Especialidades Odontológicas Estomatologia, RS | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – Unesp Institute of Science and Technology Department of Biosciences and Diagnosis, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Brazilian Oral Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Continuing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral Health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tobacco Use Cessation | - |
| Título: dc.title | Impact of an educational intervention regarding tobacco counseling on dentists and dental students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: