Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Center for Information Technology Renato Archer (CTI) | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Ana Mariele | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Ricardo Gabbay | - |
Autor(es): dc.creator | Ometto, Aldo Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Mancini, Sandro Donnini | - |
Autor(es): dc.creator | Padoan, Flavia Carla Dos Santos Martins | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Jose Rocha Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.31025/2611-4135/2023.18329 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308417 | - |
Descrição: dc.description | Recycling lithium-ion batteries (LIBs) is a solution to minimise the environmental problems caused by the consumption of natural resources and the generation of hazardous waste. This paper aims to assess the potential environmental impacts and benefits of four scenarios for recycling LIBs from smartphones and laptops using Life Cycle Assessment (LCA). The methodological approach followed four steps: i) scenario modelling representing the current and future situations of LIBs End-of-Life (EoL) management from smartphones and laptops; ii) estimating smartphones, laptops and respective LIBs waste generation; iii) mapping representative recycling options; and iv) assessment of potential environmental impacts using LCA with 16 ILCD midpoint categories. The results revealed that hydrometallurgical recycling in Brazil could be less harmful than pyrohydrometallurgical recycling in Europe in 12 impact categories. The benefits of recycling are mainly of Co and Ni recovery. Results of scenarios indicate that the more optimistic scenario, which includes expanding Reverse Logistics to 50% of collection, internal recycling to 75%, and reducing of LIBs waste sent to landfills in 44%, had the best environmental performance in all 13 impacts categories. For the Climate change category, scenario 4 presents net environmental benefits of-1.83E+05 kgCO2 eq while scenarios 1, 2 and 3 do not present a net environmental benefit. Scenarios assessment shows that more significant environmental benefits are achieved when the formal collection rate is increased, and the less impactful technology option makes the recovery of materials. These results can help decision-makers promote the management and recycling more sustainable of LIBs waste. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Engineering São Paulo State University (UNESP), Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Descrição: dc.description | Sao Carlos School of Engineering Department of Production Engineering University of Sao Paulo, Av. Trab. São Carlense, 400, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), Av. Três de Março, 51, SP | - |
Descrição: dc.description | Center for Information Technology Renato Archer (CTI), Dom Pedro I Highway (SP-65), Km 143,6, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Engineering São Paulo State University (UNESP), Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), Presidente Dutra Highway, Km 137,8, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), Av. Três de Março, 51, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | 33-53 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Detritus | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Batteries recycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life Cycle Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scenarios Assessment LIBs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waste Electrical and Electronics Equipment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waste Management | - |
Título: dc.title | LIFE CYCLE ASSESSMENT OF SCENARIOS FOR END-OF-LIFE MANAGEMENT OF LITHIUM-ION BATTERIES FROM SMARTPHONES AND LAPTOPS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: