Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Roggero, Airam | - |
Autor(es): dc.creator | Nicodemo, Igor | - |
Autor(es): dc.creator | Annunciato, Isabelly | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Pedro Henrique da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Verena | - |
Autor(es): dc.creator | Toyama, Marcos Hikari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:54:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:54:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.16923/reb.v22i2.1088 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308390 | - |
Descrição: dc.description | This study presents an alternative method for teaching protein function and structure in the classroom that exploits new technologies and facilities to provide active learning for students from Generation Z. This pedagogical approach is grounded in problem-based learning (PBL) as a self-directed study activity, proposed to be articulated in groups with the escort of well-oriented tutors. In this direction, the protocol was made for improving professors' capabilities that may be crucial for reducing communicative disparities between the interlocutors in Biochemistry classes and aims for developing early on, amongst the youth, autonomous critical thinking that consists of the basis for scientific knowledge construction. In accordance, the pilot lesson reported here considers the emergence of challenges from the information era as favorable scenery for advancement in teaching traditionally complex Chemistry concepts. With secretory phospholipase A2 as a simple 3D computational model for guidance, educators and students coordinate teamwork, unifying theory and practice via Bioinformatic tools, benefiting from new trends in modern science. | - |
Descrição: dc.description | FCT PhD Fellowship | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | FCT/MCTES | - |
Descrição: dc.description | FCT | - |
Descrição: dc.description | Formas | - |
Descrição: dc.description | UNESP Campus Litoral Paulista, Lab Quim Prot & Bioquim Metab BIOMOLPEP, Sao Vicente, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Porto, Fac Med, Dept Biomed, LAQV REQUIMTE BioSIM, Porto, Portugal | - |
Descrição: dc.description | UNESP Campus Litoral Paulista, Lab Quim Prot & Bioquim Metab BIOMOLPEP, Sao Vicente, Brazil | - |
Descrição: dc.description | FCT PhD Fellowship: BD.2023.00566 | - |
Descrição: dc.description | FCT PhD Fellowship: 2023/01973-4 | - |
Descrição: dc.description | FCT PhD Fellowship: 2022/04772-7 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/20291-0 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 309271/2022-3 | - |
Descrição: dc.description | FCT/MCTES: UIDB/50006/2020 | - |
Descrição: dc.description | FCT/MCTES: LA/P/0008/2020 | - |
Descrição: dc.description | FCT/MCTES: UIDP/50006/2020 | - |
Descrição: dc.description | FCT: 2020.01423a. CEECIND/CP1596/CT0003 | - |
Descrição: dc.description | Formas: 2023-00566 | - |
Formato: dc.format | 119-136 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Brasileira Bioquimica & Biologia Molecular | - |
Relação: dc.relation | Revista De Ensino De Bioquimica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioinformatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biochemistry Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Education | - |
Título: dc.title | Bioinformatics protocol for teaching protein structure and function | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: