Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Missouri | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Uniasselvi University | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisol Possamai, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Antonacci Guglielmo, Luiz Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Felix Salvador, Amadeo | - |
Autor(es): dc.creator | Denadai, Benedito Sérgio | - |
Autor(es): dc.creator | Do Nascimento Salvador, Paulo Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/02640414.2024.2364425 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308327 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to verify the effects of 4 weeks of high-intensity interval training (HIIT), heavy (HRT) and explosive (ERT) resistance training on aerobic, anaerobic and neuromuscular parameters and performance of well-trained runners. Twenty-six male athletes were divided into HIIT (n = 10), HRT (n = 7) and ERT (n = 9) groups. Maximal oxygen uptake ((Formula presented.)) and the corresponding velocity ((Formula presented.)), anaerobic threshold (AT), running economy (RE), oxygen uptake kinetics, lower-body strength (1RM) and power (CMJ), and the 1500m and 5000m time-trial (TT) were determined. Improvements were observed in (Formula presented.) (mean difference (Δ): 2.6%; effect size (ES): 0.63) with HIIT, while AT was incresead in ERT (Δ: 4.3%; ES: 0.73) and HRT (Δ: 6.9%; ES: 0.72) groups. The CMJ performance was increased in ERT (Δ: 13.8%; ES: 1.03), HRT (Δ: 6.9%; ES: 0.55) and HIIT (Δ: 5.4%; ES: 0.34), whereas 1RM increase in HRT (Δ: 38.1%; ES: 1.21) and ERT (Δ: 49.2%; ES: 0.96) groups. HIIT improved the 1500m (Δ: −2.3%; ES: −0.62) and both HRT (Δ: −1.6%; ES: −0.32) and ERT (Δ: −1.7%; ES: −0.31) the 5000m TT. Despite performance adaptations were dependent on the training characteristics, both RT and HIIT model constitute an alternative for training periodization. | - |
Descrição: dc.description | Physical Effort Laboratory Sports Center Federal University of Santa Catarina | - |
Descrição: dc.description | School of Medicine University of Missouri | - |
Descrição: dc.description | Department of Nutrition and Exercise Physiology University of Missouri | - |
Descrição: dc.description | Human Performance Laboratory Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Sport Science Department Uniasselvi University | - |
Descrição: dc.description | Human Performance Laboratory Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 785-792 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Sports Sciences | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aerobic exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | explosive exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | oxygen uptake kinetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | resistance exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | sport performance | - |
Título: dc.title | Effects of high-intensity interval training and resistance training on physiological parameters and performance of well-trained runners: A randomized controlled trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: