ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS À ANÁLISE DOCUMENTÁRIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTerra, Marcos Vinícius Santos Carvalho-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carlos Cândido De-
Autor(es): dc.creatorSabbag, Deise Maria Antonia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:18:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:18:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v71i0.8652798-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/308307-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308307-
Descrição: dc.descriptionO artigo explora a relação dialógica que pode ser estabelecida entre a teoria francesa de análise do discurso na Organização da Informação e Conhecimento no âmbito brasileiro. Em sentido amplo o percurso reflexivo compreende uma possível gnosiologia presente na Ciência da Informação e os estudos discursivos. O foco deste estudo analítico está nas questões interdisciplinares, bem como nas relações epistemológicas, que esse diálogo apresenta para Análise Documentária. O objetivo é o estabelecimento das relações interdisciplinares das duas áreas de estudo no contexto brasileiro, tendo como caminho metodológico para o entendimento desta perspectiva diacrônica a epistemologia crítica. Três linhas de análise do discurso foram eleitas para efeitos da relação dialógica: a linha de Michel Pêcheux, a linha da Sociolinguística e a linha de Michel Foucault. A primeira e a terceira estão presentes em trabalhos realizados no âmbito da Ciência da Informação, notadamente nas convergências com a Análise Documentária, tendo como confluência a informação como discurso, o sujeito, a linguagem e a pragmática. Os caminhos possíveis apontam para um cenário afetado por disputas de poder. Assim, tal cenário produz efeitos de sentido e precisa ser analisado por um gesto de leitura, levando em consideração as questões históricas de tempo e espaço, pois dependendo do momento cultural e temporal, a informação e o discurso podem produzir diferentes efeitos de sentido.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas-
Relação: dc.relationRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Título: dc.titleANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS À ANÁLISE DOCUMENTÁRIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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