
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do São Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva Barbosa, Luciana Leal | - |
| Autor(es): dc.creator | Maltempi, Marcus Vinicius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:27:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:27:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15377 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308306 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308306 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to present and discuss John Dewey's philosophy of experience, emphasizing his conceptions about experience, educational experience, and purpose. In addition, to present and discuss how the programming projects developed by children in Scratch can be understood as a purpose in the context of his philosophy, which led us to relate the concept of purpose constructed by Dewey to the idea of a personal project developed by Papert, within constructionism. Such a relationship becomes important to expand the investigations that deal with problems related to the teaching of programming in basic education. To exemplify the possible relationships, we present a programming project developed by a K-5 school student, recognizing in it the theoretical assumptions of Dewey's theory discussed in the text, relating them to Papert’s ideas. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Federal do São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 783-792 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Prometeica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | constructionism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dewey | - |
| Palavras-chave: dc.subject | experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scratch | - |
| Título: dc.title | EDUCATION BY EXPERIENCE Coding projects as a purpose within an educational experience in mathematics | - |
| Título: dc.title | EDUCACIÓN POR LA EXPERIENCIA Proyectos de programación entendidos como un propósito en una experiencia matemática educativa | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PELA EXPERIÊNCIA PROJETOS DE PROGRAMAÇÃO ENTENDIDOS COMO UM PROPÓSITO EM UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA EDUCATIVA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: