
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Russano, Paola Fonseca | - |
| Autor(es): dc.creator | Prioste, Claudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:30:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:30:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10393 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308300 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308300 | - |
| Descrição: dc.description | : Literacy at all stages of life is a human right that promotes improving living conditions. This research aimed to understand the difficulties faced by illiterate young people in schooling. This qualitative and documentary research was carried out through analysis of school records and interviews with young students and their teachers in a Youth and Adult Education (EJA) school. The results indicate fragmented paths marked by failures in schooling, evasions, and some persistence. EJA represents hope for literacy achievement, work, and social inclusion. However, staying there is challenging due to learning difficulties; social vulnerabilities intensified by violent contexts; mental health disorders; drug abuse; early pregnancy, and overload in the working day. It was concluded that it is essential to offer psychosocial support and formal literacy spaces at all school stages, with strategies that contribute to access to the job market, autonomy, and citizenship. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 21 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Illiteracy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School Failur & edot; | - |
| Título: dc.title | SCHOOL TRAJECTORIES OF YOUNG PEOPLE IN ILLITERACY SITUATIONS: INVISIBILITY, DROPOUTS AND PERSISTENCE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: