Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fed Inst Sao Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Manchester | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lieira, Douglas D. | - |
Autor(es): dc.creator | Quessada, Matheus S. | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Loureiro, Antonio A. F. | - |
Autor(es): dc.creator | Meneguette, Rodolfo I. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/MCOM.022.2300099 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308297 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308297 | - |
Descrição: dc.description | Researchers in vehicular edge computing are witnessing a continuous search for a solution to the problem of how to best allocate computational resources to fulfill service requests from road vehicles efficiently. This problem combines several of the most difficult challenges associated with intelligent transportation systems (ITSs), such as limited computational resources, dynamic vehicular network topology, high vehicle mobility, and long task execution times. These challenges represent significant barriers to the success of ITSs, severely impacting user experience and use of the service. Among alternatives, bio-inspired algorithms have been used to support the complex decision-making associated with resource optimization due to their perceived success in simulating various natural behaviors and dealing with complex environments. However, to our knowledge, a comprehensive demonstration of their suitability and performance was never made when faced with the mentioned challenges. To fill this gap, we comprehensively investigate how the most prominent bio-inspired algorithms perform in challenging scenarios in vehicular edge computing, and compare them with other widely adopted alternatives. Our results show that bio-inspired algorithms are both suitable and superior in efficiency, fulfilling a higher number of tasks. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fed Inst Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Manchester, Manchester, England | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Minas Gerais, Belo Horizonte, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/07162-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/00660-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/23064-8 | - |
Formato: dc.format | 120-126 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Ieee-inst Electrical Electronics Engineers Inc | - |
Relação: dc.relation | Ieee Communications Magazine | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resource management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Task analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | User experience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edge computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicle dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Process control | - |
Título: dc.title | An Evaluation of Bio-Inspired Resource Allocation Methods for Vehicular Edge Computing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: