Proposição de Problemas: entendimentos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Cruzeiro do Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPossamai, Janaína Poffo-
Autor(es): dc.creatorAllevato, Norma Suely Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:56:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:56:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a2300421-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/308264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308264-
Descrição: dc.descriptionA proposição de problemas tem ganhado destaque em documentos curriculares e pesquisas atuais, em que muitas questões estão ainda em aberto, e não se manifestam clara e coerentemente nas práticas escolares. Este artigo tem como objetivo identificar e estabelecer entendimentos para as expressões formulação, elaboração, criação e proposição de problemas com vistas a subsidiar o contexto de pesquisas e práticas brasileiras, no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se uma revisão da literatura retomando aspectos históricos e constituindo um referencial teórico acerca das implicações no contexto da aprendizagem matemática e da educação integral dos estudantes. Então, a partir dos resultados obtidos de um estudo de revisão sistemática realizado, e avançando na constituição de um corpo teórico, apresenta-se os sentidos atribuídos a essas expressões, em diversos estudos brasileiros e internacionais, para, então, serem apresentadas as definições por nós assumidas: entendemos que a criação de problemas envolve os processos de formulação e elaboração de problemas e está inserida na proposição de problemas, que avança para apresentar o problema criado para um potencial resolvedor. A relevância dessas definições explicitadas abrange tanto contextos de práticas educativas que contemplem a associação com a resolução de problemas, quanto a pesquisa em Educação Matemática, com condicionamentos e reflexos sobre a coleta e análise de dados, com vistas ao aprofundamento das compreensões acerca de aspectos específicos ligados à proposição de problemas a serem considerados em estudos futuros.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Cruzeiro do Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal de Santa Catarina-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Regional de Blumenau-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectElaboração/formulação de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Título: dc.titleProposição de Problemas: entendimentos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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