
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro do Sul | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Possamai, Janaína Poffo | - |
| Autor(es): dc.creator | Allevato, Norma Suely Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:56:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:56:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a2300421 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308264 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308264 | - |
| Descrição: dc.description | A proposição de problemas tem ganhado destaque em documentos curriculares e pesquisas atuais, em que muitas questões estão ainda em aberto, e não se manifestam clara e coerentemente nas práticas escolares. Este artigo tem como objetivo identificar e estabelecer entendimentos para as expressões formulação, elaboração, criação e proposição de problemas com vistas a subsidiar o contexto de pesquisas e práticas brasileiras, no âmbito da Educação Matemática. Para tanto, apresenta-se uma revisão da literatura retomando aspectos históricos e constituindo um referencial teórico acerca das implicações no contexto da aprendizagem matemática e da educação integral dos estudantes. Então, a partir dos resultados obtidos de um estudo de revisão sistemática realizado, e avançando na constituição de um corpo teórico, apresenta-se os sentidos atribuídos a essas expressões, em diversos estudos brasileiros e internacionais, para, então, serem apresentadas as definições por nós assumidas: entendemos que a criação de problemas envolve os processos de formulação e elaboração de problemas e está inserida na proposição de problemas, que avança para apresentar o problema criado para um potencial resolvedor. A relevância dessas definições explicitadas abrange tanto contextos de práticas educativas que contemplem a associação com a resolução de problemas, quanto a pesquisa em Educação Matemática, com condicionamentos e reflexos sobre a coleta e análise de dados, com vistas ao aprofundamento das compreensões acerca de aspectos específicos ligados à proposição de problemas a serem considerados em estudos futuros. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Cruzeiro do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Santa Catarina | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Regional de Blumenau | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elaboração/formulação de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Título: dc.title | Proposição de Problemas: entendimentos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: