
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lira da Mata, Liene Keite de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308242 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308242 | - |
| Descrição: dc.description | This text aims to reflect about the oral and written language learning process in schools, from the concept of utterance, taking as its references these works: The word in life and the word in poetry and Marxism and Philosophy of Language. The reflections considered the studies of those works and covered the units of utterance in its dialectical function: the oral and written utterance of social groups in educational contexts, their verbal and extraverbal units and the totality of the concrete utterance. The role of utterance present in social communication is of high relevance for the human personality formation, which takes place in the social collectivity and carries with it the group's ideas, elaborated in the actions of the subjects from the subjective needs and responsible and responsive replicas in the clash of social emphases. Therefore, it is essential to guide the students teaching-learning process on oral and written language for the comprehension of social signs in a given context; the formation of the I, of subjectivity and of personality is only possible in the intertwining of the we, and the various social voices are present in the utterances worked during this process. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Pedag, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Pedag, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 118-126 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundacao Univ Tocantins | - |
| Relação: dc.relation | Humanidades & Inovacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursive Interactions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
| Título: dc.title | REFLECTIONS ON THE CONCEPT OF UTTERANCE IN THE CONTEXT OF ORAL AND WRITTEN LANGUAGE LEARNING IN SCHOOLS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: