Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Marilia (UNIMAR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Syracuse University | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Maria Clara Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Canhetti de Oliveira, Cristiane Moço | - |
Autor(es): dc.creator | Meneses da Silva, Isabella | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Ana Luiza Decanini Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | Proença, Mahara | - |
Autor(es): dc.creator | Barreira, Tiago V. | - |
Autor(es): dc.creator | Pinato, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jfludis.2025.106115 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308226 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This study aimed to compare objective sleep parameters in children who stutter (CWS) with those in children who do not stutter (CWNS) using actigraphy. Previous research, mainly relying on subjective methods such as questionnaires and sleep diaries, has highlighted the high prevalence of sleep disorders in individuals who stutter. Methods: Sleep parameters, including sleep onset latency, sleep efficiency, sleep duration, and total sleep time, were objectively measured using actigraphy over 14 consecutive days. The study included 30 CWS (aged 4–12 years) and 21 CWNS (also aged 4–12 years). Data were analyzed with SPSS Statistics 28.0 software, expressed as medians with interquartile ranges (25–75 %). Group comparisons were conducted using the Mann-Whitney test. The significance level for all statistical tests was set at p < 0.05. Results: CWS exhibited significantly longer sleep onset latency (p < 0.001) and lower sleep efficiency (p = 0.01) compared to CWNS. No significant differences were observed in total sleep time or sleep duration between the groups. Discussion: This study provides objective evidence that CWS experience specific alterations in sleep parameters, particularly in sleep onset latency and sleep efficiency. This suggests a higher prevalence of sleep disturbances within this population. These findings highlight the importance of integrating sleep assessments into the clinical management of stuttering to improve therapeutic outcomes. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | University of Marilia (UNIMAR), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy and Occupational Therapy São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Exercise Science Syracuse University | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy and Occupational Therapy São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 312322/2022-4 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Fluency Disorders | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Actigraphy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation Study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep Disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stuttering | - |
Título: dc.title | Sleep parameters in children who stutter: A comparison with children who do not stutter using actigraphy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: