Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Marília – Unimar | - |
Autor(es): dc.creator | Manicardi, Flora Taube | - |
Autor(es): dc.creator | de Cássia Rillo Dutka, Jeniffer | - |
Autor(es): dc.creator | Guerra, Thais Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Pegoraro-Krook, Maria Inês | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Eduardo Federighi Baisi | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Marino, Viviane Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:22:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:22:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022069en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308215 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To analyze the effect of auditory-perceptual training by inexperienced speech-language pathologists in the classification of hypernasality in individuals with cleft lip and palate and compare their classification of hypernasality individually, with the gold standard evaluation, before and after this training. Methods: Three inexperienced speech-language pathologists used a four-point scale to assess 24 high-pressure speech samples from individuals with cleft lip and palate, before and after auditory-perceptual training. The speech samples corresponded to six samples of each degree of hypernasality. The speech-language pathologists received auditoryperceptual training during the assessments. They had access to anchor samples and immediate feedback of correct answers regarding the degree of hypernasality in training. Results: There was no significant difference in the overall percentage of correct answers when comparing before and after the auditory-perceptual training. There was a significant association and agreement of the three evaluators with a gold standard evaluation after training, with an increase in agreement for a single evaluator for absent and mild degrees of hypernasality. The dichotomous analysis of the data showed an increase in the Kappa Index of Agreement of this evaluator. Although there was an increase in the Index of Agreement between evaluators for absent, mild, and severe hypernasality, this increase did not reach statistical significance. Conclusion: The auditory-perceptual training provided did not result in a significant improvement in the hypernasality classification for the inexperienced speech-language pathologists, even though the individual data analysis showed that the training favored one of the evaluators. Further studies involving gradual and more extensive auditory-perceptual training may favor the classification of hypernasality by inexperienced SLPs. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Ciência da Reabilidação Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais Universidade de São Paulo – USP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Física Nutrição e Fisioterapia Universidade de Marília – Unimar, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88882.433909/2019-01 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cleft Palate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velopharyngeal Insufficiency | - |
Título: dc.title | Effect of perceptive-auditory training on the classification of speech hypernasality | - |
Título: dc.title | Efeito do treinamento perceptivo-auditivo na classificação da hipernasalidade de fala | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: