Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Crittelli, Beatriz Cavalheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Guridi, Verónica Marcela | - |
Autor(es): dc.creator | Dominguez, Celi Rodrigues Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | de Camargo, Eder Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:26:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:26:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.5957 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308209 | - |
Descrição: dc.description | In teacher education, it is essential to problematize science teaching by favoring the construction of teaching knowledge which will be useful when working with diversity in the classroom, from an inclusive perspective. This paper reports research aimed to analyze inclusive didactic resources developed by students of a Science Teacher Education Program in a teaching methodology subject. The resources were analyzed in the light of Soler's multisensory didactics and Camargo's contributions to the construction of teaching knowledge related to teaching visually impaired students. The results show the development of this teaching knowledge and the presence of multisensorial elements in the designed resources, exposing a practice which could be replicated in other teacher education programs. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Letras Universidade Federal de São Paulo Unifesp, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Escola de Artes Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física e Química Faculdade de Engenharia Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Física e Química Faculdade de Engenharia Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 85-103 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Ensenanza de las Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multisensorial didactics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching knowledge | - |
Título: dc.title | Teacher Knowledge and Inclusive Education in the Development of Science Teaching Resources | - |
Título: dc.title | Saberes docentes y educación inclusiva en la confección de recursos didácticos de ciencias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: