
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Uberaba UNIUBE | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gaspar, Caio Cesar Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Fernanda Telles | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:50:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:50:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308201 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308201 | - |
| Descrição: dc.description | This is a bibliographical research developed within the scope of a broader proposal (APQ 02373-21 FAPEMIG), which has as its theme the (dis)articulation of social markers of difference in New High School textbooks. The article aims to reflect critically on how markers of gender, sexuality and race/ethnicity were treated in two volumes of a collection of textbooks on Natural Sciences and their Technologies, recommended by PNLD-EM 2021. To achieve this, use was made of categorical-thematic analysis in a qualitative approach. As main results, it was found that the books presented few texts that actually spoke to some of the researched descriptors, the most prominent being sexuality and race. However, they did not delve deeper into the discussion or did not bring detailed reflections regarding the theme, despite there being several opportunities for this throughout the construction of the work. In conclusion, although of good quality in several aspects, the material failed to effectively contribute to the development of critical reflection and to the understanding of the connections between the categories under discussion, leaving this responsibility, therefore, to the Human Sciences books. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Uberaba UNIUBE, Uberaba, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 114-134 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social markers of difference | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natural Sciences and its Technologies | - |
| Título: dc.title | GENDER, SEXUALITY AND RACE/ETHNICITY IN THE PLNDEM-2021 NATURE SCIENCES BOOK | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: