
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Semed Manaus | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Matos, Maria Daise da Cunha | - |
| Autor(es): dc.creator | Adam, Joyce Mary | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:09:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:09:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n70.24894 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308183 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308183 | - |
| Descrição: dc.description | : This article is an excert from a doctoral thesis in Education entitled Perceptions of managers and teachers of Semed Manaus / AM about Integrated School Management (GIDE): a critical analysis. The study aims to identify the effects of GIDE on democratic management in municipal public schools based on the reports from seven managers and eight teachers who work at Semed Manaus. GIDE is a management system that integrates strategic, political and managerial aspects for the educational, aiming to expand the quantitative results of the teaching- learning process of students. However, as a management approach with managerial perspectives that uses control tools, and standardization in all school management and pedagogical activities, it runs counter to the democratic principles established in the National Education Guidelines and Framework Law (LDBEN/9.394/96). This is a qualitative research study, in which semi-structured interviews, which were then transcribed and analyzed using thematic-categorical content analysis. The analysis shows that managers and teachers perceive that the centralizing and inflexible methodology of GIDE impacts on democratic practices in daily school life, creating a culture of compliance with goals, deadlines, and pre-established tasks, with little spaces for divergent thinking amongby school leaders and teachers, who find themselves limited by this management approach. | - |
| Descrição: dc.description | Semed Manaus, Educ, Secretaria Municipal Educ, Manaus, Amazonas, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Educ, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 22 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | democratic management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | GIDE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | school management | - |
| Título: dc.title | GIDE ANDE THE DEMOCRATIC MANAGEMENT OF PUBLIC SCHOOLS IN THE CAPITAL OF AMAZONAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: