
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Municipal de Toledo-PR | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Flávia Hissamura | - |
| Autor(es): dc.creator | Derisso, José Luis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:55:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:55:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308156 | - |
| Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the impact of morality and stereotypes on body formation, as well as the opportunities for intervention of school physical education from a critical pedagogical approach. The research path was outlined based on a qualitative and interpretative approach, through bibliographical review and critical analysis in which we sought to understand historically accumulated conceptions of the body, as well as the concept of body presented in school Physical Education in different pedagogical approaches. Finally, the research presents reflections and suggests possibilities for a meaningful work on the body through school physical education classes, based on the pedagogical approach of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, which allow for an approach to the body in its entirety related to the bodily culture of physical education. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Municipal de Toledo-PR | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE | - |
| Formato: dc.format | 34-53 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Espaco Plural | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | body | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-Critical Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School Physical Education | - |
| Título: dc.title | THE CONTRIBUTIONS OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION FROM A CRITICAL PEDAGOGICAL APPROACH | - |
| Título: dc.title | O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REFLEXÃO CRÍTICA DO CORPO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: