
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFMG) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rotondo, Margareth Sacramento | - |
| Autor(es): dc.creator | Belcavello, Maria Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Cammarota, Giovani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:06:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:06:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a220253 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308142 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308142 | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a cartography of lines in processes that take place in the inner development of a class, taking three questions – What learning happens? What knowledge happens? What existing happens? – and maintaining an alliance with the studies developed by Gilles Deleuze and Félix Guattari, especially when they assume problematic science and existence as processes engendered with an imageless or non-dogmatic thought. The cartography occurs close to events in classrooms of training courses for mathematics teachers. In experimentation with mathematics, a device – take control of it – drags mathematical knowledge and formative processes and sets, through a policy that affirms cognition as a living thing, a disturbance both in mathematical knowledge and in the beliefs or conceptions that one has of this field of knowledge. This device makes it possible to approach learning along with a state of affairs by making the event count by updating it through functions, that is the role of science in the production of thinking. Thus, in experimentation, knowledge takes place in disturbance, abolishing quick responses and anticipated models, even living with them. Finally, experimentation requests other ways of life and other worlds, in another ethics, in another aesthetics in processes of desubjectivation, of involution, causing the destruction of the model of Being a Mathematics teacher. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFMG), Minas Gerais | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formation processes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge production | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Production of existing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Título: dc.title | A Class with Mathematical Knowledge, a Cube: In the lack of control, what learning happens? What knowledge happens? What existing happens? | - |
| Título: dc.title | Uma Aula com Saberes Matemáticos, um Cubo: no descontrole do controle, que aprender? que conhecer? que existir? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: