Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Juliana Montenegro | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Larissa Medeiros Marinho | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Nilma Renildes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:59:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:59:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564E190164 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308130 | - |
Descrição: dc.description | Despite the eleven school shootings registered in Brazil, academic debate on the subject is still scarce. This essay sought to identify the historical-social categories that inform the offenders’ singularity. We consulted media materials about the Brazilian shootings and the categories found in the international literature. Based on a Marxist analysis, we highlight the social, historical and material conditions of the attacks. Male socialization, association with far-right groups and reproduced structural violence emerge as fundamental historical-social configurations. Moreover, job precarization and the assimilation of the neoliberal individual aggravate the split between collective and private dimensions, producing subjects that use market competitiveness as a measure for other relations. The precarization of public school makes it a target of attacks due to the break it establishes between the subject, education and work. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Brasília, DF | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Psicologia USP | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | escuela | - |
Palavras-chave: dc.subject | materialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | materialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | matérialisme | - |
Palavras-chave: dc.subject | school | - |
Palavras-chave: dc.subject | violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | violencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | école | - |
Título: dc.title | From Columbine to Suzano: a socio-historical analysis of school shootings | - |
Título: dc.title | De Columbine a Suzano: un análisis sociohistórico de los ataques a escuelas | - |
Título: dc.title | De Columbine à Suzano: une analyse socio-historique des attentats scolaires | - |
Título: dc.title | De Columbine a Suzano: uma análise sócio-histórica de atentados escolares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: