EFEITOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE EXTENSÃO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorFaculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Anderson De Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Taciano Moreira-
Autor(es): dc.creatorSpalding, Marcos-
Autor(es): dc.creatorRuzene, Gislaine-
Autor(es): dc.creatorMicheletto, Marcos Ricardo Datti-
Autor(es): dc.creatorBressane, Adriano-
Autor(es): dc.creatorSpalding, Marianne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:09:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:09:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-250049-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/308126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308126-
Descrição: dc.descriptionLas habilidades sociales poseen importante papel en la vida escolar y profesional. En este estudio, de naturaleza descriptiva y correlacional, se analiza los efectos de un Curso de extensión intitulado “Inmersión en la Universidad: usted es protagonista de su futuro”, sobre las habilidades sociales de estudiantes de la enseñanza secundaria de la red pública. Para tanto, se aplicó el Inventario de Habilidades Sociales en Adolescentes (IHSA-DelPrette) en el momento inicial y tres meses tras el término del curso, considerando dos indicadores: (1) frecuencia y (2) dificultad con que reaccionaran a las diferentes demandas de interacción social. Se verificó diferencia estadísticamente significante entre los escores pre y tras intervención (p = 0,014), evidenciando aumento de la frecuencia de las habilidades. Para la dificultad no se observó diferencia significante, aunque haya sucedido una disminución del 13,45%. La universidad puede ser un espacio no solo para capacitación analítica e instrumental, pero también para el desarrollo interpersonal de la comunidad interna y externa.-
Descrição: dc.descriptionAs habilidades sociais têm importante papel na vida escolar e profissional. Este estudo, de natureza descritiva e correlacional, analisa os efeitos de um Curso de extensão intitulado Imersão na Universidade: você protagonista do seu futuro”, sobre as habilidades sociais de estudantes do Ensino Médio da rede pública. Para tanto, aplicou-se o Inventário de Habilidades Sociais em Adolescentes (IHSA-DelPrette) no momento inicial e três meses após o término do curso, considerando dois indicadores: (1) frequência e (2) dificuldade com que reagiam às diferentes demandas de interação social. Verificou-se diferença estatisticamente significante entre os escores pré e pós intervenção (p = 0,014), evidenciando aumento da frequência das habilidades. Para a dificuldade não foi observada diferença significante, embora tenha ocorrido uma diminuição de 13,45%. A universidade pode ser um espaço não apenas para capacitação analítica e instrumental, mas para o desenvolvimento interpessoal tanto da comunidade interna quanto externa.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Relação: dc.relationPsicologia Escolar e Educacional-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjecthabilidades sociais-
Palavras-chave: dc.subjectestudantes-
Palavras-chave: dc.subjectinventário de autoavaliação para adolescentes-
Título: dc.titleEFEITOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE EXTENSÃO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES-
Título: dc.titleEfectos de un curso universitario de extensión sobre habilidades sociales de adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.