Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Anderson De Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Taciano Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Spalding, Marcos | - |
Autor(es): dc.creator | Ruzene, Gislaine | - |
Autor(es): dc.creator | Micheletto, Marcos Ricardo Datti | - |
Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Spalding, Marianne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:09:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:09:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-250049 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308126 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308126 | - |
Descrição: dc.description | Las habilidades sociales poseen importante papel en la vida escolar y profesional. En este estudio, de naturaleza descriptiva y correlacional, se analiza los efectos de un Curso de extensión intitulado “Inmersión en la Universidad: usted es protagonista de su futuro”, sobre las habilidades sociales de estudiantes de la enseñanza secundaria de la red pública. Para tanto, se aplicó el Inventario de Habilidades Sociales en Adolescentes (IHSA-DelPrette) en el momento inicial y tres meses tras el término del curso, considerando dos indicadores: (1) frecuencia y (2) dificultad con que reaccionaran a las diferentes demandas de interacción social. Se verificó diferencia estadísticamente significante entre los escores pre y tras intervención (p = 0,014), evidenciando aumento de la frecuencia de las habilidades. Para la dificultad no se observó diferencia significante, aunque haya sucedido una disminución del 13,45%. La universidad puede ser un espacio no solo para capacitación analítica e instrumental, pero también para el desarrollo interpersonal de la comunidad interna y externa. | - |
Descrição: dc.description | As habilidades sociais têm importante papel na vida escolar e profissional. Este estudo, de natureza descritiva e correlacional, analisa os efeitos de um Curso de extensão intitulado Imersão na Universidade: você protagonista do seu futuro”, sobre as habilidades sociais de estudantes do Ensino Médio da rede pública. Para tanto, aplicou-se o Inventário de Habilidades Sociais em Adolescentes (IHSA-DelPrette) no momento inicial e três meses após o término do curso, considerando dois indicadores: (1) frequência e (2) dificuldade com que reagiam às diferentes demandas de interação social. Verificou-se diferença estatisticamente significante entre os escores pré e pós intervenção (p = 0,014), evidenciando aumento da frequência das habilidades. Para a dificuldade não foi observada diferença significante, embora tenha ocorrido uma diminuição de 13,45%. A universidade pode ser um espaço não apenas para capacitação analítica e instrumental, mas para o desenvolvimento interpessoal tanto da comunidade interna quanto externa. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | - |
Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | habilidades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | inventário de autoavaliação para adolescentes | - |
Título: dc.title | EFEITOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE EXTENSÃO SOBRE HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES | - |
Título: dc.title | Efectos de un curso universitario de extensión sobre habilidades sociales de adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: