
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Louisville School of Dentistry | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Thaísa Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Ocampo, Thaís S C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Alencar-Palha, Caio | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira-Santos, Christiano | - |
| Autor(es): dc.creator | Takeshita, Wilton Mitsunari | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Matheus L. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:19:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:19:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1259/bjr.20230430 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308123 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308123 | - |
| Descrição: dc.description | The use of ChatGPT as a tool for writing and knowledge integration raises concerns about the potential for its use to replace critical thinking and academic writing skills. While ChatGPT can assist in generating text and suggesting appropriate language, it should not replace the human responsibility for creating innovative knowledge through experiential learning. The accuracy and quality of information provided by ChatGPT also require caution, as previous studies have reported inaccuracies in references used by chatbots. ChatGPT acknowledges certain limitations, including the potential for generating erroneous or biased content, and it is essential to exercise caution in interpreting its responses and recognize the indispensable role of human experience in the processes of information retrieval and knowledge creation. Furthermore, the challenge of distinguishing between papers written by humans or AI highlights the need for thorough review processes to prevent the spread of articles that could lead to the loss of confidence in the accuracy and integrity of scientific research. Overall, while the use of ChatGPT can be helpful, it is crucial to raise awareness of the potential issues associated with the use of ChatGPT, as well as to discuss boundaries so that AI can be used without compromising the quality of scientific articles and the integrity of evidence-based knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Oral Diagnosis Division of Oral Radiology Piracicaba Dental School University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Oral Health University of Louisville School of Dentistry | - |
| Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery Paulista State University Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery Paulista State University Júlio de Mesquita Filho | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | British Journal of Radiology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | ChatGPT: a tool for scientific writing or a threat to integrity? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: