
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rezende, M. U. | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, N. L.R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Farias, F. E.S. | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, C. A.C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cernigoy, C. H.A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues da Silva, J. M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, M. M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, O. F.N. | - |
| Autor(es): dc.creator | Hissadomi, M. I. | - |
| Autor(es): dc.creator | Frucchi, R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Pasqualin, T. | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, G. C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Pailo, A. F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Ocampos, G. P. | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, O. P. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:02:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:02:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ocarto.2020.100137 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308107 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308107 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: The primary aim was to quantify the improvements on function and pain of patients with knee osteoarthritis (KOA), short education and low income by a two-day self-management program. Secondary aims were verifying if the program improves clinically relevant measures of weight and strength. Design: A prospective randomized clinical trial was conducted in a tertiary hospital in Brazil with 191 patients with Kellgren & Lawrence grades II and III KOA who were allocated to two groups: control (usual care- CG) and intervention (usual care and two days of an OA self-management program with a multiprofessional team - IG). Western Ontario and McMaster Universities Index (WOMAC), weight, body mass index (BMI), Timed up and go (TUG) and five Times Sit to Stand Test (FTSST) were assessed at baseline, six, 12 and 24 months. Results: Groups were similar at baseline (p > 0.05). Both groups exhibited improved WOMAC total and subsets scores throughout the study (p < 0.001). However, only IG improved WOMAC total and subsets in all follow-ups above 20% (minimally clinically important difference), with differences in WOMAC pain, function and total scores (p = 0.001, p < 0.001, and p < 0.001, respectively) and best effect sizes at 1 year (0.355, 0.651 and 0.770, respectively). IG group lost weight (p < 0.001) and BMI (p < 0.01). Both groups exhibited improvements in TUG and FTSST (p < 0.001) that remained in all evaluations. FTSST results favored the IG, p = 0.032. Conclusions: An educational program to patients with KOA, short schooling and low income improves clinically important measures of pain and function. | - |
| Descrição: dc.description | Orthopedic and Traumatology Department Faculty of Medicine of the University of São Paulo (FMUSP) | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | State University of Campinas (UNICAMP) | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Osteoarthritis and Cartilage Open | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Clinical trial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Differential threshold | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knee osteoarthritis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minimal clinically important difference | - |
| Título: dc.title | Improved function and strength in patients with knee osteoarthritis as a result of adding a two-day educational program to usual care. Prospective randomized trial | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: