Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Carbajal, Benhur | - |
Autor(es): dc.creator | Carreño, Yeferson | - |
Autor(es): dc.creator | Burga, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Tello, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:58:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:58:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-83207-9_30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308082 | - |
Descrição: dc.description | The article presents a virtual reality web application to enhance the teaching of history in high school students in Lima, Peru. It emphasizes the significance of supporting school teaching in light of the suboptimal educational outcomes in Latin America, as reflected in tests such as PISA. The state-of-the-art reviews virtual and augmented reality systems applied to education, such as games, simulations, and immersive environments. The motivation is the absence of a standard methodology to design effective VR experiences in education. The objective is to develop a web application with VR to improve the teaching of history in a school in Lima. The EduVR method is proposed, which uses the FrameVR platform to implement VR, with a client-server architecture and solid backend. The validation was performed with a case study in two groups of 15 students, one with traditional classes and the other additionally with VR. The VR group demonstrated an increase of 4 points on the exam versus 1 point without VR. The application was found to be easy to use by 93% of respondents, and 100% considered it very useful for learning. The main contribution is the EduVR method, which integrates VR to improve education. It can be concluded that the VR web application, when used in conjunction with traditional education, allows for a better understanding and retention of historical knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas | - |
Descrição: dc.description | Universidad Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidad Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 420-433 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Communications in Computer and Information Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | history | - |
Palavras-chave: dc.subject | methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | virtual reality | - |
Título: dc.title | Virtual Reality for the Support of School Teaching in the History Course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: