Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina de Marília | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Paula Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Marin, Maria José Sanches | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Aline Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Vernasque, Juliana Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Grandin, Gabriela Martins | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida, Karina Roberta Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Carolina Saab Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232024298.06042024EN | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308074 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze students’ and graduates’ perceptions regarding the use of Problem-Based Learning (PBL) in nurse education. This is a qualitative study that employs the comprehensive and interpretative approach proposed by Dialectical Hermeneutics. Four focus groups were conducted with the participation of 17 students and 16 graduates from a higher education institution that implements PBL in nurse education. The analysis of results allowed for the identification of five thematic categories: difficulty in adapting to the method; attainment of autonomy in one’s own learning; encouragement of clinical reasoning development; enhancement of communication and interpersonal relationships; and integration between theory and practice. It is evident that the use of PBL promotes alignment with the propositions of curriculum guidelines for nurse education by fostering the development of skills and competencies such as autonomy, communication, interpersonal relationships, and clinical reasoning through comprehensive and contextualized practices. However, students encounter challenges with the changes observed when introduced to PBL, which are overcome during the implementation process. | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Estadual Paulista, Av. Prof. Mário Rubens Guimarães Montenegro s/n, Campus de Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | Curso de Enfermagem Faculdade de Medicina de Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Estadual Paulista, Av. Prof. Mário Rubens Guimarães Montenegro s/n, Campus de Botucatu, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Ciencia e Saude Coletiva | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem-Based Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Students’ and graduates’ perceptions on problem-based learning in nursing undergraduate education | - |
Título: dc.title | Perspectivas de estudantes e egressos sobre a aprendizagem baseada em problemas na formação de enfermeiros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: