Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília (UnB) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cera, Maysa | - |
Autor(es): dc.creator | Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Carmo Ramos, Nathani Cristine do | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Camila de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Piffer Vilela, Carla dos Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Ortiz, Karin Zazo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:20:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:20:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/25424823241290698 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308035 | - |
Descrição: dc.description | Background: Markers of phonological and articulatory processing, though at times difficult to identify, may be useful for the assessment of changes in the speech of people with mild cognitive impairment (MCI) and Alzheimer's disease (AD). Objective: To review the evidence on phonological and articulatory speech processing in older adults with MCI and AD and identify the most sensitive speech assessment tasks for detecting impairments in these abilities. Methods: This scoping review of the PubMed, Scopus, Lilacs, Web of Science, Google Scholar, ProQuest, and Embase databases was updated in April 2024. Studies of older adults with MCI and AD that evaluated articulatory or phonological aspects of speech were included in the review. Two independent reviewers used EndNote and Rayyan software to evaluate search results in a two-phase process, consisting of (1) title and abstract screening, and (2) full-text review. Results: Of the 163 studies retrieved, 41 were selected in Phase 1. At the end of Phase 2, 29 studies were included in the review. All studies included individuals with AD and only one also included participants with MCI. Normal phonological and articulatory performance was observed in MCI. In AD, phonological or articulatory alterations were associated with the speech assessment method, sample size, and diagnosis of atypical dementia. Conclusions: Phonological and articulatory changes may occur in AD but may be difficult to identify. Single repetition or naming tasks may be more sensitive for detecting these impairments. | - |
Descrição: dc.description | Univ Brasilia, Brasilia, DF, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Botucatu, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 1405-1421 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Sage Publications Inc | - |
Relação: dc.relation | Journal Of Alzheimers Disease Reports | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alzheimer's disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive dysfunction | - |
Palavras-chave: dc.subject | dementia | - |
Palavras-chave: dc.subject | language | - |
Palavras-chave: dc.subject | speech | - |
Título: dc.title | Articulatory and phonological performance in people with mild cognitive impairment and Alzheimer's disease: A scoping review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: