Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sobral-Souza, Thadeu | - |
Autor(es): dc.creator | Bosco, Nicolas Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Candelária, Lana Pavão | - |
Autor(es): dc.creator | Collevatti, Rosane Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Layme, Viviane Maria Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Domingos de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.pecon.2024.07.004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/308023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308023 | - |
Descrição: dc.description | Understanding the effects of habitat loss and fragmentation on species spatial distribution is challenging, mainly because knowledge of species occurrences is biased. Survey efforts are unevenly distributed causing spatial sampling biases that are normally neglected. Assessing sampling bias is particularly urgent for threatened ecoregions, such as the Atlantic Forest, a global biodiversity hotspot. Here, we assess spatial sampling biases of small rodents in the Atlantic Forest, using an integrative approach with accessibility and landscape metrics. We built a robust dataset of 11,495 primary records of the Atlantic Forest's small rodent species, based on information from digitally accessible repositories. We expect that well-sampled sites are spatially aggregated and nearer roads, urban centers, on landscapes with larger forest fragments, and with higher percentage of forest cover. We also expect gaps of small rodents sampling in rare landscape conditions. Our results indicated that only less than 1% of the Atlantic Forest (at 1 km2 cell-size resolution) are well sampled. Following our expectations, the well-sampled sites were spatially aggregated biased toward roads, urban centers, larger forest fragments, and landscapes with higher percentage of forest cover. We also found a survey gap on common landscape conditions. Our findings suggest that the spatial distribution of small rodents at landscape level (1 km2) remains unknown across most of the Atlantic Forest spatial extension. Our findings also point to new priority sites for small mammals sampling on common landscape conditions, in smaller fragments and on remote areas improving spatial distribution knowledge and contributing to conservation policies at landscape level. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade Instituto de Biociências Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa 2367, Mato Grosso | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Macroecologia e Conservação da Biodiversidade Departamento de Botânica e Ecologia Instituto de Biociências Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa 2367, Mato Grosso | - |
Descrição: dc.description | Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-Grossense (NEBAM) Universidade Federal de Mato Grosso, Avenida Alexandre Ferronato - de 1002 a 1530 - lado par, Mato Grosso | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Genética & Biodiversidade Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiás | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Ecologia Espacial (LEEC) Departamento de Biodiversidade Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Ecologia Espacial (LEEC) Departamento de Biodiversidade Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo | - |
Formato: dc.format | 297-305 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Perspectives in Ecology and Conservation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atlantic forest | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity shortfalls | - |
Palavras-chave: dc.subject | Macroecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survey completeness | - |
Título: dc.title | Spatial bias in sampling small rodents in the Atlantic Forest: A landscape and accessibility perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: