Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história 1 2 3

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Oeste do Paraná-
Autor(es): dc.creatorPerinelli, Humberto-
Autor(es): dc.creatorPaziani, Rodrigo Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0134BR-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/308014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/308014-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta reflexões sobre as contribuições oportunizadas pelos filmes de conversação de Eduardo Coutinho para delineamento de reflexões associadas ao conceito de sujeito histórico, a ser mobilizado no ensino de história. Tal pesquisa apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e explicação, mediante emprego de análise bibliográfico, análise documental e observações sistemáticas, segundo perspectiva do tipo ex-post-facto. Os filmes de Coutinho apresentam mulheres, velhos, negros, pobres, periféricos e nordestinos, de modo a tratar com significância suas experiências de vida. A apropriação pedagógica desses filmes é pertinente para construção de processo formativo que se pauta pela abordagem de sujeito histórico a partir de concepções como as dos excluídos/subalternos/de baixo e que é voltado para professores que lecionam História na Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exata-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exata-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 19/18429-0-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação-
Relação: dc.relationPro-Posições-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSujeitos Históricos-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso formativo-
Título: dc.titleSujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história 1 2 3-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.