Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | da Costa, Daniel Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade Nascimento, Geisibel Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:18:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:18:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-25806-0_6 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/307975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/307975 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this chapter is to present a socio-semantic analysis of neologisms present in the lyrics of funk songs from Rio de Janeiro. Funk is a musical style that is linked to social issues, and, for this reason, the lyrics present some peculiarities that can be interpreted as marks of social identification. It can be noticed, in the reading of some lyrics of MCs, that, in addition to their global content, there is the use of specific words, which could be classified as slangs, to identify a particular social group. In our analysis, we were able to verify that, for the most part, these slangs consist in neologisms, mainly semantic neologisms. Because funk is a marginalized musical style, originating in the periphery and favelas of Rio de Janeiro, it is also our intention to contribute to the dissipation of the prejudice that surrounds this type of music, showing that certain words and linguistic constructions are representative of a dialect used by a particular linguistic community, which represents part of the diversity of uses of Portuguese. It is a work that involves the interaction between two areas of linguistic studies, neology and sociolinguistics, since it analyzes the use of new words, related to a type of linguistic variation of group identification. | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Unesp Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Unesp – Sao Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Unesp Sao Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 69-81 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Understanding Linguistic Prejudice: Critical Approaches to Language Diversity in Brazil | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Group identification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neologism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variation | - |
Título: dc.title | Neology and Group Identification in Brazilian Funk Lyrics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: